quarta-feira, 11 de maio de 2011

Mercado Aberto

Folha de S. Paulo - São Paulo/SP - MERCADO - 11/05/2011 - 03:05:15

 

MARIA CRISTINA FRIAS - cristina.frias@uol.com.br

 

Cresce emissão de cédulas de crédito imobiliário

 

O boom imobiliário no Brasil impulsiona o mercado de títulos de crédito do setor.

O estoque de CCIs (Cédulas de Crédito Imobiliário) cresceu 92% no acumulado de 12 meses na Cetip, depositária de títulos privados de renda fixa.

O instrumento saltou de R$ 13,8 bilhões, em março de 2010, para R$ 26,5 bilhões em igual período deste ano.

As CCIs são papéis que representam o financiamento imobiliário e servem de lastro à emissão de CRIs (Certificado de Recebíveis Imobiliários), título negociado nos mercados de capitais.

"Esse crescimento é reflexo do que acontece na economia real. É necessidade de captação de recursos", diz Carlos Ratto, diretor da Cetip.

A taxa de crescimento da necessidade de financiamento imobiliário tem sido maior que a taxa de crescimento da poupança, segundo Ratto.

A emissão de CCI é um retrato de como está o mercado de crédito imobiliário, segundo Fábio Nogueira, diretor da Brazilian Mortgages.

"A medida que aumenta a produção, aumentam as emissões. Nenhum crédito na Brazilian Mortgages é concedido sem CCI", diz.

O aumento do registro torna os créditos mais fáceis de serem transacionados. "O título fica potencialmente mais líquido", diz Rodrigo Machado, da Anbima.

"A securitização é o veículo natural provedor de "funding" para quem quer produzir", diz Machado.

O mercado de crédito imobiliário deve crescer acima do crédito em geral, segundo Osmar Roncolato, diretor de empréstimos e financiamentos do Bradesco.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário