segunda-feira, 16 de maio de 2011

Fitch Eleva Rating da 1ª Série da 1ª Emissão de CRIs da Imigrantes Para 'AA+(bra)'

13 Mai 2011 17h40

Fitch Ratings - São Paulo/ Rio de Janeiro, 13 de maio de 2011: A Fitch Ratings elevou hoje o Rating Nacional de Longo Prazo da 1ª série da 1ª emissão de Certificados de Recebíveis Imobiliários (CRIs) da Imigrantes Companhia Securitizadora de Créditos Imobiliários (Imigrantes) para ‘AA+(bra)’ (AA mais (bra)), de ‘AA(bra)’. A Perspectiva é Estável.

A elevação do rating reflete principalmente o perfil operacional da Basf S.A. (Basf), única fonte pagadora dos aluguéis que lastreiam a emissão, e o desempenho favorável da operação. Os aluguéis são devidos anualmente e corrigidos monetariamente pelo Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M). O último aluguel, no valor de BRL10.385.620, foi pago em dezembro de 2010. O saldo devedor corrigido dos CRIs no mesmo mês era de BRL18.269.460, restando apenas duas amortizações até seu vencimento final, em 30 de dezembro de 2012.

O rating atribuído reflete a capacidade de pagamento pontual e integral do principal investido, acrescido de juros remuneratórios de 9,0% ao ano, corrigidos monetariamente pelo IGP-M, nas datas programadas de amortização até o vencimento final.

Essa emissão de CRIs é lastreada por recebíveis imobiliários oriundos de um contrato de uso de superfície celebrado em dezembro de 2003 entre o Pátria Fundo de Investimento Imobiliário (Pátria FII) e a Basf, indústria química subsidiária integral do grupo multinacional alemão Basf SE, avaliado com o IDR (Issuer Default Rating - Rating de Probabilidade de Inadimplência do Emissor) de Longo Prazo A+ (A mais), Perspectiva Negativa.

O rating é fortemente atrelado ao perfil de risco de crédito da Basf. na qualidade de única fonte pagadora de recebíveis para fazer frente à amortização dos CRIs. Além disso, a operação é beneficiada pelo casamento de taxas e índices de correção monetária (IGP-M) entre o pagamento dos aluguéis e os CRIs.

Para analisar a qualidade de crédito da companhia brasileira, a Fitch utilizou a metodologia “Parent and Subsidiary Rating Linkage Criteria” e considerou uma forte evidência de integração, suporte e representatividade estratégica dos negócios da subsidiária junto à matriz. Recentemente, a análise de crédito da subsidiária brasileira foi beneficiada pela evidência de um vínculo ainda maior entre as companhias, o que fortaleceu a avaliação da qualidade de crédito da atividade no Brasil apesar de o rating da Basf alemã estar em perspectiva negativa. O rating da companhia alemã reflete sua significativa diversificação de produtos, a variada atuação geográfica, posição de liderança no mercado global, bom modelo de operações integradas, robusta posição de liquidez e a boa estrutura de capital.

No Brasil, a Basf atua principalmente nos setores de defensivos agrícolas e tintas automotivas e imobiliárias, sendo o primeiro de grande importância dentro do grupo, pois é responsável por 5% da receita global e 40% da nacional.Devido ao potencial do agronegócio, o Brasil ganhou status de mercado estratégico e se tornou um destino relevante de investimentos.

Em 2010, a BASF reportou EBITDA de BRL101 milhões, caixa e aplicações financeiras de BRL223 milhões e dívida total de BRL546 milhões.

A Fitch realizou a seguinte ação de rating:

Imigrantes Companhia Securitizadora de Créditos Imobiliários:

--- 1ª série de CRIs, em montante nominal de BRL40.792.261,50: rating elevado para ‘AA+(bra)’ (AA mais (bra)), de ‘AA(bra)’; Perspectiva Estável.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário