quinta-feira, 3 de março de 2011

Fitch Atribui Rating Preliminar 'AAA(bra)' à 203ª Série de CRIs da Brazilian Securities

02 Mar 2011 17h52

 

Fitch Ratings -São Paulo, 02 de março de 2011: A Fitch Ratings atribuiu, hoje, o Rating Nacional Preliminarde Longo Prazo ‘AAA(bra)(prel)’ com Perspectiva Estável à 203ª série da primeira emissão de Certificados de Recebíveis Imobiliários (CRIs) da Brazilian Securities Companhia de Securitização (BS), no montante nominal de BRL232.766.000. Ao mesmo tempo, a agência atribuiu à série o Rating de Severidade de Perda (LS) LS-1.

 

A operação consiste na securitização de uma carteira de financiamentos imobiliários concedidos pela Caixa Econômica Federal (CEF) para aquisição de imóveis residenciais.

 

A atribuição do Rating Preliminar é fundamentada principalmente nos seguintes fatores: elevada qualidade de crédito da carteira lastro da operação, superior à qualidade geral dos créditos imobiliários originados pela CEF; reforço de crédito inicial de 10% em benefício dos investidores seniores; constituição de alienação fiduciária dos imóveis; estrutura de ordem de alocação de recursos e existência de gatilhos que beneficiam o pagamento da série sênior; e casamento de taxas e índice de correção entre o lastro e os CRIs.

 

O Rating Preliminar atribuído reflete a esperada capacidade de pagamento integral do principal investido, corrigido monetariamente pela Taxa Referencial (TR) e acrescido de taxa de juros de 10,0% ao ano até o vencimento final legal da transação, em 10 de novembro de 2018.

 

Os CRIs são lastreados por uma carteira que possuía saldo devedor de BRL258,6 milhões, em janeiro de 2011, bastante diversificada com 4.324 contratos e larga distribuição geográfica. Todos os financiamentos referem-se a contratos de pessoas físicas para aquisição de imóveis residenciais e contam com alienação fiduciária do bem imóvel. Os contratos são corrigidos pela TR, possuem taxa média de juros de 10,8% ao ano e são amortizados pelo Sistema de Amortização Constante (SAC).

 

A qualidade da carteira de crédito é significativamente superior à média de originação do banco. O prazo remanescente médio da carteira é de cerca de seis anos, com prazo médio decorrido (seasoning) de três anos. O atual loan to value (LTV) médio, que representa o valor da dívida em relação ao imóvel, é de 35,15%, índice muito baixo quando comparado a outras operações de securitização de crédito imobiliário residencial. O forte perfil de crédito da carteira e o esperado desempenho de adimplência e grau de recuperação sobre eventuais perdas foram fatores determinantes para o rating atribuído à emissão de CRIs.

 

A operação se beneficia de reforço de crédito inicial de 10%, baseado na sobrecolateralização entre o saldo devedor da carteira de créditos imobiliários e o saldo devedor do CRI sênior. Junto com a 203ª série, foi emitida a 204ª série, subordinada à primeira.  A amortização de ambas as séries ocorre de forma pro rata, sendo que a ordem de alocação de recursos estabelece o pagamento de principal e juros primeiro para a 203ª série e, após carência de 24 meses, para a 204ª série. Além disso, na ocorrência de determinados eventos, como o aumento de inadimplência e a consequente queda na sobrecolaterização disponível, a ordem para os pagamentos será sequencial.

 

O Rating de Severidade de Perda (Loss Severity - LS) proporciona maior compreensão sobre o potencial risco de perda em operações estruturadas. Enquanto os ratings de crédito tradicionais de operações estruturadas dimensionam o risco de a emissão avaliada ficar inadimplente, o Rating de Severidade de Perda contempla o risco de perda após o evento de inadimplência da emissão. Mais detalhes sobre os ratings de LS se encontram no Relatório Especial “Analyzing Structured Finance Bonds Using Loss Severity and Recovery Ratings”, publicado em 22 de dezembro de 2009.

 

O Rating Preliminar não constitui a opinião de crédito da Fitch Ratings, porém é uma indicação que poderá ser confirmada ou não no momento da atribuição do rating final. O Rating Preliminar atribuído está baseado em informações preliminares fornecidas pelo emissor e outros participantes da estruturação desta oferta até 2 de março de 2011. O Rating Preliminar fica condicionado à conferência dos documentos finais que estejam em conformidade com as informações já recebidas. Quaisquer alterações das informações poderão resultar em atribuição de rating final diferente do preliminar. Os ratings de crédito da Fitch não constituem recomendação de compra, venda ou manutenção de um título. O prospecto e outros materiais disponibilizados desta oferta deverão ser lidos anteriormente à sua aquisição.

 

Os detalhes sobre os fundamentos e cenários de estresse considerados no rating atribuído poderão ser encontrados no Relatório de Rating Preliminar desta emissão, a ser publicado em www.fitchratings.com e www.fitchratings.com.br.

 

A Fitch realizou as seguintes ações de rating:

 

Brazilian Securities Companhia de Securitização:

 

- 203ª série da primeira emissão de CRIs, no montante de BRL232.766.000:  RatingNacional Preliminarde Longo Prazo ‘AAA(bra)(prel)’, Perspectiva Estável; e Rating de Severidade de Perda LS-1.

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário