quarta-feira, 4 de julho de 2012

Prefeitura de SP decide cassar licença do shopping Higienópolis - 04/07/2012

Prefeitura de SP decide cassar licença do shopping Higienópolis

04/07/2012 - 05h00

Publicidade

EVANDRO SPINELLI
ROGÉRIO PAGNAN
DE SÃO PAULO

A Prefeitura de São Paulo decidiu ontem cassar o alvará de funcionamento do shopping Pátio Higienópolis.

Promotoria vai contar vaga por vaga nos shoppings
Suspeitas de irregularidades deixam shoppings na berlinda
Secretaria aprovou compensação de shopping em 7 dias
'Nunca encostei em dinheiro sujo', diz Eduardo Jorge
Promotor apura 'andar secreto' no Pátio Higienópolis

O empreendimento não conseguiu comprovar ter as vagas de estacionamento exigidas pela prefeitura e, por isso, será notificado nos próximos dias. A partir disso, terá cinco dias para recorrer.

Caso não consiga decisão judicial favorável a seu funcionamento, o shopping deve ser lacrado até o fim deste mês --segundo cálculos de técnicos da prefeitura, considerando os prazos legais.

Se for fechado, o shopping terá de iniciar um novo processo de licenciamento, que pode levar meses.

A Folha confirmou a decisão de cassar o alvará com pessoas ligadas ao gabinete do prefeito Gilberto Kassab (PSD) e do secretário das Subprefeituras, Ronaldo Camargo. A Subprefeitura da Sé ainda analisava os documentos entregues pelo shopping no fim da tarde de ontem e não confirmou oficialmente.

Moacyr Lopes Junior - 13.jun.12/Folhapress
Pátio Higienópolis não conseguiu comprovar ter as vagas de estacionamento exigidas pela Prefeitura de SP
Pátio Higienópolis não conseguiu comprovar ter as vagas de estacionamento exigidas pela Prefeitura de SP

A decisão foi tomada porque a garagem principal do prédio funciona sem licença.

A prefeitura diz que só descobriu a irregularidade após a Folha entrevistar Daniela Gonzalez, ex-diretora financeira da BGE, empresa do grupo Brookfield sócia do empreendimento, que acusa o shopping de ter pago propina para obter alvarás de reforma.

Um dos pagamentos, diz a ex-executiva, foi para que a prefeitura aceitasse um contrato falso de estacionamento, documento necessário para que a Secretaria dos Transportes desse o seu aval para o licenciamento do prédio.

A pasta exigiu 1.994 vagas de garagem para os clientes do shopping. Os quatro andares de estacionamento do prédio teriam de abrigar 1.524 carros. Os demais ficariam, segundo o contrato, em dois estacionamentos privados -um a 300 metros, o outro a 1 km do shopping.

A Folha checou e, nesses dois locais, nunca houve nenhum convênio com o shopping Higienópolis.

Integrantes da equipe de treinamento da Folha contaram o número de vagas do estacionamento principal e constataram que, no máximo, ele comporta 1.175 veículos, menos que o mínimo exigido.

Fiscais da subprefeitura também constataram que há vagas a menos, mas não divulgaram a informação.

Por não cumprir as exigências, o alvará do estacionamento não foi concedido.

OUTROS SHOPPINGS

O shopping Pátio Paulista, que segundo Daniela Gonzalez também pagou propina para obter benefícios, está em situação semelhante: a prefeitura abriu processo de cassação do alvará porque o estacionamento não tem licença de funcionamento.

A prefeitura também constatou que um lava-rápido funciona em um local que seria reservado para vagas.

O prazo para o shopping sanar as irregularidades termina no fim desta semana. Se não cumprir o prazo, também terá o alvará cassado.

O shopping Plaza Mooca, inaugurado em novembro, funciona sem alvará e a prefeitura informou que irá interditá-lo no dia 20 porque não conseguirá, até lá, cumprir todas as exigências para obter o alvará.

Os shoppings dizem que cumprirão todas as exigências da prefeitura no prazo.

OUTRO LADO

O shopping Pátio Higienópolis não se manifestou ontem sobre a cassação de seu alvará de funcionamento nem sobre o fim do prazo para a comprovação da regularidade do empreendimento.

De acordo com o shopping, os advogados estavam reunidos no fim da tarde e início da noite e não seria possível obter qualquer informação.

A Multipark, que administra o estacionamento, informou que a situação está regular, pois deu entrada, no dia 21, no pedido de alvará.

Segundo Sergio Morad, da Multipark, a situação regular do shopping não deve ser confundida com a atividade do estacionamento.

Sem dar detalhes, ele diz que, mesmo que o alvará não saia, há uma solução provisória: deixar de cobrar estacionamento dos clientes.

A empresa não comentou a informação de que há menos vagas do que o previsto.

Editoria de Arte/Folhapress

SEM PROPINA

A BGE, uma das sócias do shopping e que administrava o empreendimento até o fim do ano passado, afirma desconhecer o pagamento de propina a agentes públicos.

Sobre os estacionamentos, a BGE afirma que a situação estava regularizada quando ela administrava o shopping.

Questionado em outras oportunidades, o shopping informou que possui a quantidade de vagas que constam da planta do empreendimento aprovada pela prefeitura.

A atual administração do Higienópolis, composta por empresas que detêm 70% das ações do empreendimento, rejeitou os cálculos feitos pela Folha de que o empreendimento tem menos vagas do que o número mínimo exigido pela prefeitura.

Diz ainda que não pode se responsabilizar por atos praticados pelos administradores anteriores -no caso, a BGE, que possui 30% das ações do shopping.

SAIBA MAIS

O Ministério Público e a Corregedoria-Geral do Município apuram as irregularidades no Higienópolis.

Ex-executivos da BGE disseram aos promotores que houve pagamento de propina para funcionários de três secretarias durante as obras. Eles negam as acusações.

A Corregedoria apura quais são os servidores responsáveis pela liberação nas secretarias de Transportes, Habitação e Verde e Meio Ambiente.

PUBLICIDADE

Doutorado para Advogadosna Argentina Durante as Férias de Janeiro e Julho. Inscrições Abertaswww.isped.com.br

Aptos Gafisa em SPÚltimas Unidades de Aptos c/ preços Excelentes. Fale Já c/ o Corretorwww.Gafisa.com.br/Apartamentos

Prêmio Tecnologia 2012Desafio Mesmo é Ganhar o Prêmio Petrobras de Tecnologia. Veja Como!Petrobras.com.br/PremioTecnologia

Lucro Nos Investimentos?Comemore c/ um ótimo vinho alemão Pinot Noir, com Estágio em Barrilwww.JardimdoVinho.com.br

Cadastre-se e Vai de VISAMais uma chance de você ganhar R$ 120.000. Cadastre-se na promoção!www.PromocoesVisa.com.br

Procura Apartamentos?Na Fernandez Mera Você Encontra um Apto Ideal p/ Você! Confira Aqui.FernandezMera.com.br



Enviado via iPhone

Nenhum comentário:

Postar um comentário