quarta-feira, 6 de julho de 2011

SP: falta de terra leva Minha Casa, Minha Vida para interior

 

A escassez de espaços adequados para construção de imóveis na capital paulista deve fazer com que o principal público a ser atendido pelo programa Minha Casa, Minha Vida em São Paulo passe a ocupar as chamadas regiões periféricas do Estado, afirmaram representantes de construtoras e incorporadoras nesta terça-feira.

"(A cidade de) São Paulo não tem terrenos que viabilizem projetos do Minha Casa, Minha Vida. Pode-se atuar no extremo leste do Estado, mas não há condição de construir para o principal público do programa nos grandes centros urbanos", disse o diretor geral da Living - braço da Cyrela Brazil Realty voltado para baixa renda -, Antônio Guedes, em evento do Secovi-SP, que representa o setor imobiliário na capital paulista.

Segundo o executivo, além de passar a considerar o interior do Estado, o setor tem como desafio ainda maior a criação de infraestrutura necessária para que sejam desenvolvidas habitações em condições adequadas.

"A grande questão é usar o interior de São Paulo e criar infraestrutura, caso contrário será muito difícil construir imóveis para essa classe", acrescentou, se referindo à população que ganha até R$ 1,6 mil por mês e que será contemplada com 60% das 2 milhões de moradias no País previstas na segunda fase do programa habitacional.

Na visão do diretor superintendente da Direcional Engenharia , Roberto Senna, a parceria entre os governos federal, estadual e municipal é determinante para que a criação de moradias para a população de baixa renda não tenha efeito contrário ao previsto, dando origem a um novo problema: a "favelização" das regiões.

"Não adianta pensar em novas unidades habitacionais sem pensar nos desafios, principalmente infraestrutura. Nem governo nem iniciativa privada sozinhos conseguem isso. O programa só pode ser levado adiante com atuação conjunta", disse ele.

O governo lançou oficialmente em meados do mês passado a segunda fase do Minha Casa, Minha Vida, com recursos da ordem de R$ 125,7 bilhões. O preço médio das habitações nesta etapa passou a R$ 55,2 mil.

 

Descrição: Reuters

Nenhum comentário:

Postar um comentário