domingo, 31 de julho de 2011

Fitch Atribui Rating 'AAA(bra)' às 61ª e 62ª Séries da Primeira Emissão de CRIs da RB Capital Securitizadora S.A.

29 Jul 2011 18h09

 

Fitch Ratings - São Paulo/Chicago, 29 de julho de 2011: A Fitch Ratings atribuiu, hoje, o Rating Nacional de Longo Prazo ‘AAA(bra)’ às 61ª e 62ª séries da primeira emissão de Certificados de Recebíveis Imobiliários (CRIs) da RB Capital Securitizadora S.A. (RB Capital), no montante nominal total de BRL134,0 milhões.

Esta operação é lastreada por créditos imobiliários oriundos de um contrato de locação atípica celebrado entre o Salus Fundo de Investimento Imobiliário (Salus) e a Ferrovia Centro-Atlântica S.A. (FCA), além de uma escritura de direito real de superfície entre o Salus e a Vale Operações Ferroviárias S.A. (VOF). Os ratings atribuídos aos CRIs refletem a esperada capacidade de pagamento integral do principal investido, corrigido monetariamente pelo Índice Geral de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) e acrescido de taxa de juros anuais, a ser definida antes de sua liquidação financeira, até o vencimento final legal da operação, em 15 de março de 2022. O vencimento final esperado desta operação é 15 de março de 2021.

Os ratings atribuídos levam em conta fatores como o risco de crédito da FCA, fonte exclusiva de pagamento do fluxo de aluguéis e de valores devidos perante o direito real de superfície; os riscos inerentes de construção e performance, mitigados pelo pagamento, por parte da locatária, de multa equivalente ao valor do aluguel; o casamento das taxas de juros e de correção monetária entre o ativo (créditos imobiliários) e o passivo (o saldo devedor dos CRIs); além de uma reserva de caixa de BRL11,2 milhões para absorver, em primeira instância, quaisquer custos de construção que possam ser superiores aos previstos.

As duas séries têm prazo de dez anos, com período inicial de carência de 14 meses, seguido por amortizações anuais de juros e principal até o vencimento final esperado da operação, em março de 2021. As emissões são lastreadas por Cédulas de Crédito Imobiliários (CCIs) emitidas pelo Salus, que representam os créditos imobiliários oriundos dos contratos celebrados. Ambas as séries são equivalentes em termos de senioridade no recebimento do fluxo de caixa e na eventualidade da execução de quaisquer garantias reais atreladas a esta operação.

 Localizado no município de Araguari, em Minas Gerais, o imóvel objeto dos contratos mencionados é um terminal ferroviário de cargas para transporte de grãos, farelo e fertilizantes, também utilizado como posto de abastecimento locomotivo. O custo orçado para a construção deste empreendimento é de BRL111,9 milhões, e o prazo das obras é de 14 meses, a partir deste mês. O prazo previsto de conclusão é março de 2012. O Salus, na qualidade de superficiário e locador, contratará os empreiteiros e os serviços necessários para realizar as obras, mediante a indicação e a supervisão da FCA. Em caso de atraso na entrega do empreendimento, a FCA será responsável pelo pagamento de multa indenizatória equivalente ao valor do aluguel previsto, para fazer frente à amortização dos CRIs.

No entender da Fitch, o perfil de crédito da FCA é condizente com o de sua controladora, a Vale S.A. (Vale, avaliada com o Rating Nacional de Longo Prazo ‘AAA(bra)’; Perspectiva Estável), de acordo com os critérios da agência de avaliação de vínculo entre matrizes e subsidiárias. Este vínculo se baseia, sobretudo, nos seguintes fatores: a subsidiária integral está domiciliada no país de sua controladora; suas atividades operacionais são estrategicamente importantes e complementares aos negócios da Vale; a FCA faz parte da gestão centralizada de caixa do grupo; a Vale prestou suporte financeiro explícito à FCA nos últimos anos.

A Fitch realizou as seguintes ações de rating:

RB Capital Securitizadora S.A.:

- 61ª série da primeira emissão de CRIs, no montante de BRL50,0 milhões: Rating Nacional de Longo Prazo ‘AAA(bra)’ atribuído; Perspectiva Estável;

- 62ª série da primeira emissão de CRIs, no montante de BRL84,0 milhões: Rating Nacional de Longo Prazo ‘AAA(bra)’ atribuído; Perspectiva Estável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário