domingo, 9 de setembro de 2012

Novo índice de fundos imobiliários aponta lucro de 50,6% em 20 meses

Por Diego Lazzaris Borges 

|11h23 | 03-09-2012

SÃO PAULO – A BM&FBovespa lançou, nesta segunda-feira (3), o IFIX (índice de fundo de investimento imobiliário). Farão parte da primeira carteira teórica do índice 44 fundos negociados na bolsa paulista, selecionados pelo critério de liquidez das cotas e ponderados por seu valor de mercado total (número total de cotas emitidas, multiplicado por sua última cotação em mercado). "O lançamento deste índice pode ser considerado um marco neste mercado", disse o presidente da Câmara Consultiva do Mercado Imobiliário da BM&FBovespa, Rodrigo Machado.

O índice terá sua carteira reavaliada a cada 4 meses, assim como os outros índices da Bolsa. De acordo com a base histórica calculada pela Bovespa, desde 30 de dezembro de 2010, o IFIX acumulou valorização de 50,6% até 31 de agosto de 2012. 

 No mesmo período, o IMOB (índice imobiliário) registrou queda de 15,8%, enquanto o Ibovespa recuou 17,7%.

Veja os fundos com maior peso no índice

Nome do fundo

Peso no índice

Fonte: BM&F Bovespa

FII BCREF I 

           12,707%

FII KINEA 

            8,851%

FII HG REAL 

            8,191%

FII CSHG SHOP 

            6,094%

FII C Jardim

5,308%

 

Critérios para participar do índice
Segundo a bolsa, podem fazer parte do IFIX os fundos cujas cotas tiveram os maiores índices de negociabilidade até totalizarem 99% do valor acumulado de todos os índices individuais, nos últimos doze meses. Outro critério exige que as cotas dos fundos tenham sido negociadas em pelo menos 60% dos pregões realizados no período. Os fundos imobiliários com menos de doze meses de listagem são elegíveis para o IFIX apenas se tiverem o mínimo de seis meses de negociação e presença em pelo menos 60% dos pregões realizados em seis meses.

 A participação de um fundo no IFIX também não poderá ser superior a 20%. Caso isso ocorra, serão efetuados ajustes para adequar o peso do fundo a esse limite. A base do IFIX foi fixada em 1.000 pontos para a data de 30 de dezembro de 2010.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário