domingo, 9 de setembro de 2012

Com Selic a 7,5%, fundos imobiliários atraem

SÃO PAULO – Os fundos imobiliários estão se consolidando como uma opção de investimento para quem procura uma renda mensal e ainda pretende ganhar com a valorização do imóvel – refletida no preço da cota. Com os consecutivos cortes da Selic (na última quarta-feira, o Copom reduziu a taxa básica de juros para 7,5% ao ano, a menor da história), este tipo de aplicação aparece como uma alternativa ainda mais interessante, na opinião do diretor da XP Investimentos e especialista em fundos imobiliários, Rodrigo Machado.

“Os fundos estão cada vez mais atrativos. As condições macroeconômicas, com juros baixos e melhoria na distribuição de renda, favorecem estes fundos”, disse Machado, durante evento de apresentação da GRE Realty, consultoria fundos imobiliários fundada em março deste ano.

O sócio-fundador da GRE Realty, Eduardo Rossi, concorda. “Neste cenário de juros em queda, faz cada vez mais sentido buscar alternativas ao DI (Depósito Interbancário, taxa que oscila muito próxima da Selic). Com a Selic a 7,5% ao ano, se descontar o imposto de renda e a inflação, o ganho líquido real de aplicações no CDI giram em torno de 1% a 2% ao ano, o que é muito pouco”, disse Rossi. “Daqui a pouco, a taxa será zero ou até mesmo negativa”, afirmou.

Rentabilidade
De acordo com ranking recente publicado pela consultoria Uqbar, até o mês de julho, os fundos imobiliários com cotas negociadas na bolsa de valores  acumulavam rentabilidade de 20,8%. Atualmente, 78 fundos possuem cotas negociadas na BM&FBovespa, sendo que 67 foram negociados em julho de 2012 e, dentre eles, 54 também tiveram suas cotas negociadas no mês de dezembro de 2011. 

 Veja a tabela com os 10 fundos mais rentáveis do período:

Fundo

Ticker

TIR

 Hotel Maxinvest 

 HTMX11B 

 63,1%

 Memorial Office

 FMOF11

 55,9%

 CSHG Brasil Shopping 

 HGBS11

 52,3%

 Shopping Pátio Higienópolis 

 SHPH11

 48,0%

 Kinea Renda Imobiliária

 KNRI11

 46,6%

 Hospital Nossa Senhora de Lourdes 

 NSLU11B

 43,7%

 JS Real Estate Multigestão

 JSRE11

 40,2%

 Projeto Água Branca 

 FPAB11

 39,5%

 Torre Almirante

 ALMI11B

 38,7%

 Europar

 EURO11

 33,5%

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário