quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

BR MALLS PODE FAZER AQUISIÇÕES E ESPERA ATINGIR R$ 1 BI ATÉ 2013

DCI
16.12.2010

Nos próximos três anos, o principal desafio de uma das maiores empresas de administração de shopping centers no Brasil, o grupo BR Malls, é sair de um Ebitda (resultado antes de juros, impostos, depreciação e amortizações) cuja prévia de 2010 aponta R$ 300 milhões, para R$ 1 bilhão em 2013 - um crescimento estimado em 233%, segundo consultores do mercado. O cenário se baseia, inclusive, nos resultados dos últimos quatro anos, em que a empresa teve um faturamento de R$ 50 milhões, em 2006, e hoje vê aumento médio deste número em 500%.

"Temos consciência de que somos muito novos no mercado, porém somos uma criança, não um anão", brincou o CEO da companhia, Carlos Medeiros, durante uma reunião com investidores, ontem, em São Paulo. Segundo ele, analistas afirmam que o Ebitda da empresa pode chegar a cerca de R$ 460 milhões neste ano.

Na ocasião, o porta-voz ainda afirmou que o foco da empresa continuará sendo crescer no Brasil, principalmente a região Sudeste. "Vamos tentar fazer empreendimentos próximos a nossa base, que fica no Rio de Janeiro, para ganharmos em escala", explicou. De acordo com Medeiros, para as regiões como norte, nordeste e centro-oeste a empresa pode crescer por meio de aquisições, e não por meio de construção. Segundo ele, a empresa não descarta a possibilidade de aquisições e comenta que no próximo ano um dos destaques dos seus resultados positivos serão as construções de torres comerciais com parcerias com construtoras como a Cyrela.

"Vamos começar a procurar terrenos em 2011. Temos o objetivo de construir no mínimo dois shoppings e meio por ano", enfatizou. Os resultados apresentaram que este ano a BR Malls fez 10 aquisições. As empresas que foram compradas até o momento crescem ao ano em média 20%.

O CEO da empresa afirmou que para o próximo ano, o mínimo que a empresa pretende destinar em aquisições em 2010 é cerca de R$ 250 milhões. "Se aparecer outra oportunidade como o Shopping Tijuca vamos comprar", explicou Medeiros. Para os próximos anos, o porta-voz ainda comentou que devido às novas projeções do grupo não deve deixar a companhia em 2012 conforme havia previsto. "Eu vou me manter principalmente depois dessa nova projeção. Quem sabe em 2015", explicou. Outra meta da empresa é ser uma das mais lucrativas. Hoje a empresa possui 40 shoppings no País.

Próximos lançamentos

Com o intuito de continuar crescendo em área bruta locável (ABL), a BR Malls deve entregar em abril de 2011 o Shopping Via Brasil Irajá, no Rio de Janeiro, que tem potencial médio de consumo de R$ 3,6 bilhões por ano. Para novembro de 2011, será a vez de a capital paulista ganhar o empreendimento Shopping Mooca, que terá uma ABL total de 41.942 m². Para 2012, a proposta é inaugurar o Shopping Estação de Belo Horizonte (MG), no primeiro trimestre, e no segundo o ABC paulista terá mais uma opção, o São Bernardo Plaza Shopping.

Últimos lançamentos

No último mês, a empresa já inaugurou o Shopping de Sete Lagoas e o mall Granja Viana. De acordo com números da empresa, dos 40 shoppings do portfólio a BR Malls comercializa hoje 30, e 77% dos contratos estão contribuindo positivamente para o mix de shoppings. "Hoje temos como plano estratégico sacrificar o crescimento para aumentar o mix de lojas", explicou o CFO Leandro Bousquet.

No campo de aquisição A BR Malls comprou pela sua subsidiária Ecisa, de 50,01% do shopping Tijuca. A BR Malls já havia comprado 49,99 % de participação da CIMA Empreendimentos do Brasil no Shopping Tijuca, no Rio de Janeiro, por R$ 425 milhões.

A empresa estima que o shopping deva gerar 78,2 milhões de reais de lucro operacional líquido (NOI, na sigla em inglês), incluindo receita de serviços para a BR Malls em 2011, tornando-se um dos maiores geradores de NOI para a empresa.

Com a aquisição do Shopping Tijuca, a BR Malls elevou sua área bruta locável (ABL) própria em 17.700 metros quadrados, chegando a um total de 593.200 metros quadrados. O ABL total é de 1,197 milhão de metros quadrados. Atualmente o Brasil tem 408 shoppings que somam 9,4 mm ² a BR Malls tem como meta ter 75 shoppings, 2,1 milhões de ABL. O Shopping Tijuca foi aberto em 1996, no Rio, no bairro de mesmo nome. O empreendimento tem 287 lojas, e as torres comerciais em cima do shopping contam com 200 salas comerciais.

Setor

Ser um dos segmentos com maior crescimento. É o que estima a Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop), administrada pelo Nabil Sahyoun. A entidade afirma que o setor tem tudo para continuar em desenvolvimento e este ano deve crescer 12% nas vendas, ante igual período de 2009. A facilidade de crédito, o aumento salarial, além da contínua chegada de novos shoppings são fatores, crê o presidente da Associação.

Atingir R$ 1 bilhão em geração de caixa em 2013 é a meta do líder no ramo de shopping centers, o grupo internacional BR Malls, que carrega a GP Investimentos no seu DNA. O principal executivo da companhia, Carlos Medeiros, afirmou ontem que o foco continua sendo o Brasil, sobretudo a Região Sudeste, com a possibilidade de aquisições e de construção de torres comerciais. "Vamos começar a procurar terrenos em 2011. Nós temos o objetivo de construir no mínimo dois shoppings centers e meio por ano", enfatizou o CEO. Um desafio dos próximos três anos é sair do resultado estimado no Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) calculado por analistas em R$ 460 milhões este ano, para um crescimento médio de R$ 1 bilhão daqui a três anos. Apesar de parecer uma conta para lá de otimista, ela está baseada no salto dos últimos quatro anos: a BR Malls saiu de R$ 50 milhões em 2006.

 



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