sexta-feira, 25 de maio de 2012

Fitch Rebaixa Rating da 1ª Série de CRIs da Vision Securitizadora Para ‘BBB(bra)'; Perspectiva Negativa

 
25 Mai 2012 17h21Print

Fitch Ratings - São Paulo, 25 de maio de 2012: A Fitch rebaixou para 'BBB(bra)', de 'A(bra)', o Rating Nacional de Longo Prazo da primeira série da primeira emissão de Certificados de Recebíveis Imobiliários (CRIs) da Vision Securitizadora S.A. (VisionSec),no montante de BRL248.270.269,20. A Perspectiva do rating permanece Negativa.

O rebaixamento se deve à incerteza cada vez maior sobre o prazo em que ocorrerá a novação dos créditos contra o Fundo de Compensação de Variações Salariais (FCVS), lastro desta série de CRIs; ao fato de a VisionSec ainda não constar como titular dos créditos nos sistemas do agente do FCVS, a Caixa Econômica Federal (Caixa); e à incerteza sobre quanto tempo a reserva para despesas ainda suportará os custos da transação, em face dos crescentes gastos para gerir a carteira de créditos.

Em março de 2011, a Gestora de Recebíveis Tetto Habitação S.A. (Tetto), administradora da carteira de créditos que lastreia esta emissão, foi informada que alguns dos contratos haviam sido marcados para dedução de antecipações de  pagamento do FCVS, reduzindo o valor dos ativos em aproximadamente BRL62,8 milhões, ou 18% do valor total da carteira. A VisionSec argumentou junto à Caixa que seus créditos haviam sido marcados erroneamente e solicitou a desmarcação. Em dezembro de 2011, no encerramento do processo administrativo instaurado para esclarecer as circunstâncias da comercialização de créditos originados pelo Banco do Estado do Rio de Janeiro S.A. (Berj) – origem da carteira que lastreia esta emissão –, foi decidido o restabelecimento das vinculações de deduções das antecipações para corrigir as condições dos créditos. Apesar da decisão favorável à VisionSec, os créditos ainda não foram desmarcados, e não há previsão de quando isso ocorrerá, aumentando ainda mais a incerteza sobre a expectativa do prazo para novação.

A Fitch observou também que os créditos não constavam como sendo de titularidade da VisionSec nos sistemas da Caixa. A VisionSec solicitou a abertura de matrícula própria e transferência da titularidade dos créditos, em conformidade com os contratos enviados ao agente do FCVS. A entrada de outro ente na cadeia sucessória dos créditos deve prolongar ainda mais o processo de novação, componente não considerado na análise inicial da Fitch.

Adicionalmente, as despesas para gerir a carteira de créditos vem crescendo, em face das adversidades encontradas durante o processo de novação. Atualmente, a reserva para despesas, no valor de BRL1,0 milhão, é suficiente para cobrir 5,7 anos de despesas. No entanto, a Fitch considera que as despesas aumentarão ainda mais e a cobertura para despesas será reduzida.

Em 30 de abril de 2012, o valor da carteira de créditos era de BRL348,1 milhões e o saldo devedor dos CRIs seniores, de BRL330,7 milhões.

Esta emissão é lastreada por créditos contra o FCVS, oriundos de contratos de financiamento imobiliário inativos, originados pelo Berj no período de 1967 a 1989.

A estrutura da operação contempla a amortização do principal e juros acumulados em parcela única na data de vencimento final legal, em 1º de janeiro de 2027, com recursos provenientes da novação dos créditos contra o FCVS. Entretanto, estão previstas amortizações extraordinárias dos CRIs sempre que ocorrer novação de alguma parte dos créditos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário