quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Sisan, braço imobiliário, é cobiçado por empresas

Valor Econômico - São Paulo/SP - FINANÇAS - 17/11/2010

Daniela DAmbrosio

De São Paulo

Entre todas as empresas do Grupo Silvio Santos, a única que leva as iniciais de seu nome é a imobiliária: Sisan Empreendimentos. Não que Silvio a considerasse mais próxima que as outras - é tão distante dessa operação, quanto era do Banco PanAmericano. Mas muito em breve deve se inteirar mais do negócio, assim como de todos os seus outros ativos - agora passíveis de venda. A Sisan está no radar de várias empresas do setor imobiliário, inclusive companhias abertas, com ação em bolsa.

Assim que foi anunciado o rombo no PanAmericano, empresas do setor já começaram a se movimentar para tentar algum negócio com a Sisan. Seja via bancos ou de amigos que possam fazer a ponte até Silvio Santos. Segundo o Valor apurou, a receptividade é grande e já existem reuniões agendadas.

Criada em 1990 para cuidar dos ativos imobiliários do grupo, a Sisan começou a incorporar em 2003 - mas nunca perdeu a aura de empresa patrimonialista, baseada nos ativos do grupo. É considerada valiosa pelos terrenos e prédios que possui em regiões centrais da cidade de São Paulo, como os bairros do Bexiga e Bela Vista.

A Sisan tem um patrimônio imobiliário grande. É dona do edifício PanAmericano, sede do banco e da própria Sisan, de um amplo shopping de veículos na Vila Maria e do Hotel Jequitimar, administrado pela Sofitel, no Guarujá - além de todo o empreendimento imobiliário ao redor do hotel, com casas de luxo em um condomínio fechado, shopping Jequiti, além de outros terrenos na região. O Complexo Anhanguera, onde está a sede do SBT, também pertence à companhia. Segundo o Valor apurou, o Hotel Jequitimar, com 301 apartamentos, é o ativo mais cobiçado. Perto de São Paulo, tem taxas de ocupação altas, sobretudo por conta do centro de convenções.

A Sisan tem empreendimentos residenciais e comerciais, em regiões como Paulista, Pinheiros e Berrini. Muitos dos terrenos, considerados bem localizados, são de antigos empreendimentos do grupo, como a rede de concessionárias Vimave.

A empresa é comandada por Eduardo Velucci, executivo próximo e de de confiança de Silvio Santos. Segundo um executivo do setor, trata-se de uma gestão caseira. Outro profissional que já trabalhou com a empresa em diferentes ocasiões, fala da dificuldade em operar com a companhia no dia a dia e do modelo "pouco profissional". O corpo de funcionários é extremamente enxuto e as decisões são muito demoradas. Tudo se resolve (ou não) nas reuniões de segunda-feira, que reúne toda a cúpula do Grupo Silvio Santos, mas sem a presença do empresário.

Parceiro da Sisan em um empreendimento popular - dentro do Minha Casa, Minha Vida - em Osasco, o banco português Banif diz que a parceria segue normalmente. Com 1.444 unidades, o empreendimento está 70% vendido. A construção já começou e os aportes da Sisan, dona de 50%, estão normais. "São excelentes parceiros", diz Pedro Serzedelo, responsável pela área imobiliária do Banif.

Nenhum comentário:

Postar um comentário