quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Mantega adia anúncio do pacote de crédito

Valor Econômico - São Paulo/SP - FINANÇAS - 17/11/2010
 
Luciana Otoni

De Brasília

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, adiou o anúncio das medidas de estímulo ao crédito de longo prazo até que a presidente eleita, Dilma Rousseff, defina os nomes que farão parte da equipe econômica do próximo governo. A expectativa é que ela faça o anúncio dos titulares da Fazenda e do Banco Central na próxima semana.

No Ministério da Fazenda, a avaliação é de que Mantega aguarda para saber se será mantido no cargo. Se isso se confirmar, ele vai negociar o pacote de medidas de estímulo ao crédito de longo prazo com a equipe de transição do governo Dilma e tentará encaminhar ainda este ano ao Congresso os atos legais necessários para assegurar a viabilidade do pacote a partir do próximo ano.

Com o nome "Modernização da Estrutura Financeira e Aumento da Poupança", o pacote deverá conter medidas de estímulo à emissão e negociação no mercado secundário de debêntures vinculadas a grandes projetos de infraestrutura, a exemplo do trem de alta velocidade e usinas hidrelétricas. Entre as medidas também estão previstos estímulos às Letras Financeiras, ao crédito imobiliário (CRI), criação da Agência Brasileira de Garantias por medida provisória, estruturação do Eximbrasil direcionado às exportações, além da desoneração parcial da folha de pagamento das empresas.

Indagado sobre se as medidas adotadas para conter a desvalorização do dólar no mercado brasileiro estão surtindo efeito, o ministro Mantega foi lacônico. "Com certeza, mas não é só isso", disse em referência a outros fatores no cenário internacional, como a crise das dívidas soberanas na União Europeia, que adicionou incerteza sobre a recuperação da economia mundial e age para conter a desvalorização da moeda americana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário