sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Instrumento pode frear venda de carteira

Instrumento pode frear venda de carteira | Valor Econômico

Instrumento pode frear venda de carteira

Embora vista como positiva, a criação da letra imobiliária garantida (LIG) pode desestimular outras formas de captação, segundo especialistas da cadeia de securitização. O instrumento mais ameaçado seria justamente a venda de carteiras de crédito a investidores no mercado de capitais. Para os bancos, no entanto, ambos devem coexistir.

O estoque de certificados de recebíveis imobiliários (CRI), que representam créditos vendidos no mercado, somava R$ 50 bilhões no fim de julho, de acordo com a Cetip. Os principais detentores dos papéis, no entanto, são os próprios bancos, que compram CRI para compor o direcionamento de 65% de recursos da poupança para o crédito imobiliário. "No exterior, os dois instrumentos convivem bem, mas aqui a securitização ainda não é consolidada", diz Rodrigo Machado, sócio da XP Investimentos.

Para o executivo de um grande banco de varejo, as duas formas de captação podem conviver. "A venda definitiva de uma carteira é diferente de apenas usá-la como lastro", diz.

A LIG deve ser complementar à Letra de Crédito Imobiliário (LCI), outro instrumento com lastro em crédito imobiliário, em que não há a incidência de imposto para pessoa física. As diferenças estarão nos prazos. Para a LIG, o benefício fiscal só vale para captações acima de dois anos. O estoque de LCI é da ordem de R$ 130 bilhões

Outro ponto importante para o sucesso da LIG entre investidores estrangeiros é como será apresentada a qualidade da carteira que serve de lastro para a emissão aos estrangeiros. No exterior, há uma série de parâmetros que guiam essa apresentação. A supervisão dessa garantia por um agente independente é outro tema em discussão.

Um comentário:

  1. Agora possuo um negócio próprio com a ajuda de Elegantloanfirm com um empréstimo de US $ 900.000,00. com taxas de 2%, no começo, eu ensinei com tudo isso era uma piada até que meu pedido de empréstimo fosse processado em cinco dias úteis e meus fundos solicitados fossem transferidos para mim. agora sou um orgulhoso proprietário de uma grande empresa com 15 equipes trabalhando sob mim. Tudo graças ao agente de empréstimos Russ Harry, ele é um Deus enviado, você pode contatá-los para melhorar seus negócios em .. email-- Elegantloanfirm@hotmail.com.

    ResponderExcluir