quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Emissão de covered bonds cai mundo afora

http://www.capitalaberto.com.br/secoes/notas-internacionais/emissao-de-covered-bonds-cai-mundo-afora/

 

Por Bruna Maia Carrion (bmaia@capitalaberto.com.br) é graduada em jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com mestrado em jornalismo digital pela IE Business School, de Madri. Repórter da CAPITAL ABERTO desde 2011, venceu o prêmio de jornalismo da BM&FBovespa (2012) e foi segunda colocada no prêmio Abecip (2012). É responsável pelas colunas Notas Internacionais e N@ Web.

Um relatório divulgado pela provedora de dados de mercado Dealogic mostra queda nas emissões globais de covered bonds. Trata-se de títulos emitidos por bancos, lastreados por recebíveis imobiliários e segregados do balanço dessas instituições (o que diminui os riscos de seus compradores em caso de falência do emissor). Do início do ano até 21 de julho, 257 emissões tinham acontecido, 17% menos do que as 310 registradas no mesmo período do ano passado. É o quinto ano consecutivo de queda. Apesar disso, o valor médio de cada negócio feito este ano é maior do que o de 2013: US$ 485 milhões, ante US$ 394 milhões.

O covered bond é muito utilizado na Europa. De acordo com reportagem do jornal Financial Times, os investidores estão menos interessados nesse tipo de título porque estão em busca de retornos maiores. Além disso, os bancos têm conseguido se bancar com empréstimos relativamente baratos concedidos pelo Banco Central Europeu. Outro fator que contribui para esse cenário é o processo de desalavancagem das instituições financeiras europeias. Na busca por balanços mais sólidos, o número de novas hipotecas, matéria prima dos covered bonds, diminuiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário