segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Setin vai investir R$ 700 milhões em hotelaria

08/10/2012
Autor: Época
Fonte: Época

Empreendimentos serão lançados até o fim de 2013 em São Paulo e na Bahia

Em dezembro de 2008, o empresário Antonio Setin estava de férias com os filhos em Nova York quando recebeu um telefonema do sócio: “Meu caro, nós vamos quebrar. Não temos caixa para chegar a janeiro”. Oito meses depois, a incorporadora Klabin Segall, quebrada, foi vendida para a Agra, que hoje pertence à PDG. Setin curou o trauma de ter visto a empresa ruir com um sabático pela Europa. De volta ao Brasil, retornou ao mercado imobiliário e, mais recentemente, à hotelaria, ramo que o tornou conhecido na década de 90. Hoje, ao lado da Odebrecht, a Setin é a empresa que mais tem investido em hotéis no País.

A incorporadora vai aplicar R$ 700 milhões na construção de oito empreendimentos em São Paulo e na Bahia. As unidades serão lançadas até o fim de 2013 e devem gerar vendas no valor de R$ 1,3 bilhão. Dos oito hotéis, cinco são de uma bandeira da Accor que ainda não existia no Brasil. A marca Adagio difere das outras bandeiras do grupo francês por ter sido projetada para estadias mais longas de, no mínimo, quatro noites. Os quartos têm sala e cozinha, por exemplo.

Essa não é a primeira vez que Antonio Setin traz uma novidade da Accor para o Brasil. Os negócios entre as duas companhias vêm de longa data e remontam à época em que o empresário brasileiro começou a fazer seu nome no mercado da hotelaria. Foi Setin que trouxe as bandeiras Ibis e Formule 1 para o País na década de 90. Hoje, ele é o maior parceiro da Accor no mercado brasileiro. Na indústria hoteleira, funciona assim: o incorporador localiza o terreno, negocia a área, contrata a construtora, tira o hotel do papel e vende os quartos para um grupo de investidores (ou banca tudo com recursos próprios).

A operadora – no caso, a Accor – empresta sua marca e administra o empreendimento. Entre 1996 e 2003, a empresa dele colocou no mercado 15 empreendimentos, com um total de 4 mil quartos. Era o boom da hotelaria no Brasil. “Todo mundo queria investir em hotéis, na expectativa de ter uma renda gorda e garantida”, disse Diogo Canteras, presidente da consultoria HotelInvest. Mas a superoferta de quartos fez a rentabilidade do setor despencar e afugentou os investidores.

Até o fim do ano passado, Setin ainda amargava um estoque de 200 unidades no Ibis de São José dos Campos. Só agora, que o mercado voltou a crescer, é que ele conseguiu desovar os quartos. “É a falta de conhecimento dos investidores e a irresponsabilidade de quem desenvolve os projetos que mata o mercado”, disse o empresário, sem esconder a preocupação de que a hotelaria viva de novo uma superoferta.

Parcerias

Já a Accor vem investindo pesado na retomada dos seus investimentos. Em agosto, a rede hoteleira anunciou parceria com a Odebrecht Realizações Imobiliárias (OR) para a construção do primeiro hotel da rede Ibis Style no Brasil.

No início do ano, a rede já havia anunciado o seu plano de dobrar o número de hotéis no Brasil e chegar a 300 na América Latina até 2015; além do lançamento de 5 novos hotéis – 4 em São Paulo e um na Bahia – da bandeira Adágio City Aparthotel.

Com 308 apartamentos e previsão de Valor Geral de Vendas (VGV) de R$ 103 milhões, o empreendimento vai integrar o complexo LED Barra Funda da Odebrecht, na Avenida Marquês de São Vicente, na zona oeste da capital, que contará ainda com uma torre de escritórios, outra residencial, um shopping center e um boulevard. “Todos os nossos projetos adotam conceito compacto, que reúnem em um só local diferentes empreendimentos”, explica o diretor regional da Odebrecht Realizações Imobiliárias, Paulo Melo. “Além da região ser foco de uma operação urbana, está em transformação e franco desenvolvimento. Acreditamos que pela infraestrutura do local é viável um empreendimento desse porte”, diz.

O LED Barra Funda está inserido na Operação Urbana Água Branca, plano de revitalização da Prefeitura de São Paulo que vem transformando a antiga região industrial em uma área de comércio e moradia. O ibis Style será o segundo empreendimento da Accor na região, onde também está sendo construído com a Setin o hotel da bandeira Adágio, ao lado da boate D-Edge, na região da Barra Funda.

O lançamento da nova bandeira faz parte da estratégia global da companhia de transformar o Ibis em uma supermarca para abrigar outras três bandeiras menores: a Ibis Budget (antigo Formule 1), Ibis Style (antiga All Seasons) e a tradicional Ibis.

* Com informações da Agência Estado

 

 

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