quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Fundos imobiliários rendem até 15,43% em setembro; veja lista

09/10/2012
Autor: Diego Lazzaris Borges
Fonte: InfoMoney

De acordo com levantamento da XP Investimentos, a maior valorização (valorização da cota mais o rendimento) foi do fundo Kinea Renda Imobiliária.

SÃO PAULO – Os fundos imobiliários seguem como alternativa interessante para exposição no mercado de imóveis (principalmente comerciais), com baixo capital e a segurança de gestão profissional. No mês de setembro, alguns fundos se destacaram, oferecendo retornos acima da média.

De acordo com levantamento da XP Investimentos, a maior valorização (valorização da cota mais o rendimento) foi do fundo Kinea Renda Imobiliária (KNRI11), com 15,43%. O FII Hotel Maxinvest (HTMX11B) vem logo a seguir, com valorização de 10,84%, conforme a tabela a seguir:

Fundos imobiliários em setembro

Fundo

Código

Valorização da cota + rendimento

Kinea Renda Imobiliária FII

KNRI11

15,43%

FII Hotel Maxinvest

HTMX11B

10,84%

FII Vila Olímpia Corporate

VLOL11

6,28%

FII BTG Pactual Fundo de CRI

FEXC11B

4,88%

FII Edifício Almirante Barroso

FAMB11B

4,79%

FII BTG Pactual Fundo de Fundos

BCFF11B

3,23%

FII Shopping West Plaza

WPLZ11B

3,19%

FII Rio Bravo Renda Corporativa

FFCI11

3,09%

FII GWI Condomínios Logísticos FII

GWIC11

1,09%

VBI FL 4440 FII

FVBI11B

0,35%

*XP Investimentos

Mais sobre os fundos:

Kinea Renda Imobiliária FII

O Kinea é o primeiro fundo do Grupo Itaú Unibanco. O Fundo iniciou com dois edifícios comerciais localizados no centro da cidade do Rio de Janeiro, um deles na Rua do Lavradio, 132 locado à Caixa Econômica Federal, tendo quase 16.000 m2 de área locável e 280 vagas de garagem. Já o outro se localiza à Av. Gomes Freire, 471 e está alugado pelo Banco do Brasil, com área locável de 5.169m2, sem vagas de garagem.

Hoje, o fundo conta com mais três empreendimentos no estado de São Paulo. Dois estão localizados na capital paulistana, um no bairro Pinheiros, com ABL de 6.230 m² e possuindo como inquilinos as empresas Camargo Correia, American Airlines, Polenghi, entre outros, e o segundo no bairro Itaim, com ABL de 3.198 m² e as empresas OHL, Yamaha e Vetor Zero, entre os inquilinos. O terceiro imóvel está localizado na cidade de Sumaré e possui apenas a Bravo Logística como inquilino dos 13.600m² de ABL.

Hotel Maxinvest

De acordo com a Brasilian Mortgages, gestora do fundo, o Fundo hotel Maxinvest foi criado em 2007 com intuito de se aproveitar a recuperação do mercado hoteleiro da cidade de São Paulo. “Efetivamente, o aumento na distribuição da renda dos hotéis e a valorização das unidades hoteleiras garantiram ao investidor do Maxinvest uma das melhores rentabilidades do mercado”, afirma a gestora.

FII Vila Olímpia Corporate

O fundo adquiriu com os recursos da primeira Oferta seis lajes do empreendimento imobiliário denominado Vila Olímpia Corporate, localizado na cidade de São Paulo-SP. O ativo Triple A e com certificação LEED está em fase de construção, com conclusão prevista para Julho de 2013.

O fundo firmou com a incorporadora Odebrecht um contrato de rentabilidade mínima garantida, que oferece rentabilidade de 9%a.a. ao Cotista, até 12 meses após a obtenção do habite-se.

FII BTG Pactual Fundo de CRI

O FII BTG Pacual Fundo de CRI, antigo FII Excellence, tem por objetivo realizar a aquisição de CRIs (Certificados de Recebíveis Imobiliários), LHs (Letras Hipotecárias), LCIs (Letras de Créditos Imobiliários) ou direitos a eles relativos, podendo, ainda, investir em Cotas de Fundos de Investimento Imobiliário.

A gestão da carteira é realizada pelo próprio administrador, o BTG Pactual. Os CRIs adquiridos pelo Fundo são exclusivamente seniores e emitidos pela Brazilian Securities.

FII Edifício Almirante Barroso

O Fundo é proprietário de 100% do imóvel denominado Edifício Almirante Barroso, localizado na Avenida Rio Branco, na região do Centro, na cidade do Rio de Janeiro. O empreendimento conta com ABL de 56.331 m², distribuídos em 34 pavimentos, além disso, conta com um Centro Cultural composto por um teatro, dois cinemas, duas salas de exposição, uma galeria e um atelier.

O imóvel é 100% locado para a Caixa Econômica Federal, abrigando escritórios administrativos da instituição, além de duas agências bancárias.

FII BTG Pactual Fundo de Fundos

O Fundo tem como objetivo primordial a aquisição de Cotas de outros Fundos de Investimento Imobiliário, bem como a aplicação em CRIs, LCIs e LHs. A carteira do Fundo é primordialmente composta por Cotas de outros Fundos Imobiliários que invistam em ativos como shoppings, edifícios comerciais, hospitais, entre outros.

Dessa forma, o rendimento do BCFF11B é composto pelas distribuições regulares dos Fundos em carteira, acrescido dos ganhos de capital provenientes de vendas de Cotas, além dos rendimentos relativos aos outros ativos em carteira.

FII Shopping West Plaza

O Fundo é proprietário de 30% do empreendimento denominado Shopping West Plaza, localizado na cidade de São Paulo-SP e tem por objetivo auferir rendimentos por meio das receitas de locação provenientes da área adquirida. Administrado pela Aliansce, o shopping conta com 270 lojas, sendo a C&A, Centauro, Bioritmo, Fast Shop, Lojas Americanas, Marisa, Magazine Luiza e Renner estabelecimentos denominados lojas âncoras.

Possui, ainda, 1,8 mil vagas de estacionamento, 2 salas de cinema e área ao ar livre (“Boulevard West Plaza”). A Brazilian Finance & Real Estate (BRFE) garantiu uma rentabilidade mínima de 0,83%a.m sobre o preço de emissão da Cota durante 48 meses a partir da posse do imóvel pelo Fundo, garantia que se encerrou em julho de 2012.

FII Rio Bravo Renda Corporativa

O Fundo Rio Bravo Renda Corporativa, anteriormente chamado Fundo Financial Center de Investimento Imobiliário, captou, em agosto de 1999, recursos que foram suficientes para adquirir seis lajes do Edifício JK Financial Center, um empreendimento comercial “triple A” construído pela Cyrela/Brazil Realty na cidade São Paulo-SP.

Em Novembro de 2009, observando as condições favoráveis do mercado, seu Administrador, a Rio Bravo Investimentos, efetuou uma mudança no foco de atuação do fundo, que passou para uma gestão ativa com o objetivo de comprar e vender imóveis. Hoje o Fundo possui participação nos empreendimentos JK Financial Center, Jatobá Green Building, Parque Paulista e Edifício New Century, todos de alto padrão e localizados na cidade de São Paulo – SP.

FII GWI Condomínios Logísticos FII

O objetivo do fundo é a aquisição de terrenos, imóveis industriais e comerciais de alto padrão ou de direitos a eles relativos, localizados em áreas urbanas ou rurais, prontos ou em construção, ou ainda outros tipos de imóveis com a finalidade de venda, locação ou arrendamento.

O Fundo possui um galpão logístico em Guarulhos localizado dentro da área metropolitana da grande São Paulo, próximo às rodovias Presidente Dutra, Ayrton Senna, Fernão Dias e do futuro trecho Norte do Rodoanel, próximo ao Aeroporto Internacional de Cumbica. Com terreno de 105.887 m² e área construída de 61.000 m² o Galpão Global Cumbica está com 96% de taxa de ocupação, dos 54.509 m² de ABL. O Fundo é destinado a investidores qualificados.

VBI FL 4440 FII

O Fundo é lastreado pelo ativo imobiliário localizado na Av. Brigadeiro Faria Lima, 4.440, em São Paulo (SP). O FII VBI FL 4440 tem como principal objetivo a realização de investimentos imobiliários de longo prazo, por meio da aquisição de propriedades ou de quaisquer direitos reais sobre imóveis e na aquisição de ativos mobiliários (CRIs, Cotas de FII, entre outros).

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário