sexta-feira, 9 de março de 2012

Lucro da Multiplan cresce 36,5% em 2011

Monitor Mercantil, 09/mar

Ganho do quarto trimestre aumenta 49% e receita líquida 8,8%

A Multiplan, empresa do setor de shopping centers do país, registrou lucro líquido de R$ 298,2 milhões no acumulado de 2011, crescimento de 36,5% em relação ao exercício anterior, que havia atingido lucro líquido de R$ 218 milhões, resultado que por sua vez já havia crescido 23% em relação a 2009, conforme lembrou o presidente da companhia, José Isaac Peres.

Já no quarto trimestre, o lucro líquido chegou a R$ 108,1 milhões, alta de 49,4% ante o mesmo período do ano anterior, alta atribuído ao forte desempenho da receita e do ganho de escala. "Tivemos um ano que nos enche de orgulho, e temos bons motivo, porque os resultados foram de fato excepcionais", comentou o executivo no início de conferência com analistas.

Outro destaque do resultado foi Ebitda do ano, que atingiu R$ 455,2 milhões, resultado 30% superior ao de 2010. No quarto trimestre, o Ebitda chegou a R$ 133 milhões, crescimento de 20,5%.

A receita líquida subiu 12% na comparação entre 2010 e 2011, para R$ 676 milhões, enquanto no quarto trimestre, atingiu R$ 194 milhões, uma evolução de 8,8%.

Impulsionado principalmente pelo crescimento de 16,9% das receitas de locação e de 18,1% de estacionamento, em 2011, a receita bruta da Multiplan totalizou R$ 742,2 milhões, aumento de 12% sobre 2010. No quarto trimestre, a receita bruta atingiu R$ 212,7 milhões, representando um aumento de 8,9% quando comparado aos três últimos meses de 2010.

A receita de locação total de 2011 foi de R$ 487,1 milhões, apresentando crescimento de 15,6%, quando comparado ao ano anterior. No quarto trimestre, a receita de locação totalizou R$ 161,1 milhões, evolução de 16,6%, desempenho que foi impulsionado tanto por shoppings consolidados quanto por novos.

A receita de serviços aumentou 12,9%, no acumulado do ano, resultado do aumento de 49,5% na receita com taxas de transferência. A receita da venda de imóveis alcançou R$ 49,4 milhões, devido à apropriação de receitas do projeto Centro Profissional RibeirãoShopping e do Cristal Tower.

Vendas

Em 2011, as vendas totais nos 14 shoppings da Multiplan foram de R$ 8,5 bilhões, crescimento de 13,2% sobre 2010 e acima das vendas no varejo, cujo aumento divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) foi de 6,7% em 2011 ante 2010.

O indicador Vendas na Mesma Área apresentou crescimento de 8,9% no acumulado do ano, e o indicador Vendas nas Mesmas Lojas cresceu 7,6% no período.

No quarto trimestre de 2011, os shoppings apresentaram vendas totais de R$2,8 bilhões, um crescimento de 13,4% sobre o mesmo período do ano anterior, resultado devido principalmente ao crescimento orgânico. As Vendas na Mesma Área aumentaram 10,0% e as Vendas nas Mesmas Lojas também foram fortes, atingindo 8,3% no mesmo período.

Investimentos

Um total de R$ 689,1 milhões foi investido pela Multiplan em novos projetos em 2011, crescimento de 55,8% comparado ao montante de 2010, que foi de R$ 442,4 milhões.

Se considerado o investimento feito em aquisições de terrenos anunciado pela Multiplan em dezembro, quando realizou a compra do terreno do hipermercado Walmart no Rio de Janeiro, o montante total em 2011 seria de R$ 953,1 milhões, e superior ao Capex combinado da Multiplan de 2010 e 2009, que foi de R$ 913,6 milhões.

A maior parcela de capital investido em 2011 foi desembolsada no quarto trimestre, devido, em parte, à inauguração do ParkShopping São Caetano, projeto greenfield da companhia em São Caetano do Sul.

"Para nós, esse ano de 2011 ficou muito marcado pela inauguração do ParkShopping São Caetano, que iniciou suas operações com muito sucesso. Normalmente um shopping leva três anos para atingir o seu take off, mas esse parece que já nasceu voando alto", disse Isaac Peres.

Ainda segundo ele, o empreendimento foi avaliado em 130% acima do Capex, mais ou menos R$ 628 milhões. "Isso confirma nossa política de greenfield. Nossa empresa é notoriamente uma fabricante de empreendimentos, mas de vez em quando compramos também".

Ao longo de 2012, a Multiplan estima investir, aproximadamente, R$ 1 bilhão, considerando-se apenas os projetos anunciados (quatro shopping centers e cinco empreendimentos imobiliários).

ABL

No final de 2011, a Multiplan detinha - com uma média de participação de 69,5% - e administrava 14 shopping centers com ABL total de 592.048m², mais de 3.600 lojas e tráfego anual de consumidores estimado em 159 milhões.

No quarto trimestre do ano, a ABL própria cresceu 39.784 m², com a abertura do ParkShopping São Caetano e da área gourmet do ParkShopping, o que representou aumento de 10,7% sobre o terceiro trimestre.

Nos próximos dois anos, a companhia estima adicionar 198.233 m² de ABL própria ao portfólio atual. Os shopping centers a inaugurar em 2012 têm perto de 90% das lojas locadas.

A companhia fechou o ano com um banco de terrenos de 619.035 m², áreas que serão utilizadas para fomentar sua principal estratégia: o desenvolvimento de shopping centers e outros empreendimentos imobiliários, em linha com o conceito multiuso.

Os cinco shopping centers da Multiplan atualmente em construção - ParkShopping São Caetano (o único já inaugurado), Jundiaí Shopping (com previsão de inauguração para outubro deste ano), VillageMall (previsão para novembro), ParkShoppingCampoGrande (também novembro), Parque Shopping Maceió (deverá inaugurar no terceiro trimestre de 2013) - deverão gerar R$ 177,9 milhões de resultado operacional líquido (NOI) combinado no terceiro ano de operação, e R$ 157 milhões em Cessão de Direitos. O retorno médio do NOI destes projetos é de 14,9%. A tabela abaixo mostra os dados atualizados para cada projeto

Atualmente, a Multiplan desenvolve, opera e detém uma das melhores carteiras de shoppings do país com 14 unidades próprias - BarraShopping e New York City Center, no Rio de Janeiro; BH Shopping, Diamond Mall e Pátio Savassi, em Belo Horizonte; MorumbiShopping, Shopping Anália Franco e Shopping Vila Olímpia em São Paulo; ParkShoppingSãoCaetano, em São Caetano do Sul (SP); RibeirãoShopping e Shopping Santa Úrsula, em Ribeirão Preto (SP); ParkShopping, em Brasília; ParkShoppingBarigüi, em Curitiba e BarraShoppingSul, em Porto Alegre.

 

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