sexta-feira, 17 de abril de 2015

Obras do Governo do Estado mudam cara do Centro Antigo de Salvador

O Centro Antigo de Salvador (CAS), uma das regiões mais visitadas da capital baiana e onde vivem mais de 77 mil moradores, tornou-se prioridade para o governo do Estado desde a implementação e elaboração do Plano de Reabilitação do CAS.

As obras, executadas pela Diretoria do Centro Antigo de Salvador (Dircas), vinculada a Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), são resultados de um amplo estudo socioeconômico realizados na região.

“O governo estadual olhou para o CAS com um olhar macro a fim de realizar um amplo diagnóstico na região. Então, economia, social e segurança, por exemplo, fazem parte da lista de obras do Plano de Reabilitação”, explicou Beatriz Lima, titular da Dircas/Conder. 

Orçada em R$ 121 milhões, o projeto de requalificação das vias urbanas e passeios do CAS, por exemplo, irá modernizar mais de 200 ruas, em 11 bairros que integram a região.

Serão realizados serviços de rampas com acesso para portadores de necessidades especiais, piso tátil direcional e de alerta, calçadas novas em concreto lavado e detalhes em granito, faixa de serviço em placas de concreto, 13 quilômetros de ciclofaixa e nova pavimentação (73 quilômetros), sendo asfalto (48 quilômetros) e paralelepípedo reaproveitado (25 quilômetros).

Habitação - O Fundo de Investimento Imobiliário no CAS objetiva, por meio da captação de recursos de investidores privados, recuperar imóveis degradados e reinseri-los na dinâmica imobiliária de Salvador.

A proposta é mais um passo no sentido de restaurar o tecido urbano de importância histórica, estimular o investimento privado e atrair novos moradores e negócios para o local.

“É prioridade manter os atuais moradores, mas também atrair novas pessoas para a região para que haja novas formas de economia e dar suporte para a economia já existente no CAS”, disse Beatriz Lima.

Por conta disso, um lote com 500 novas moradias no Centro Histórico de Salvador (CHS) foi entregue pelo Governo do Estado, que também entregou 107 novas unidades habitacionais do Conjunto Nossa Senhora do Pilar, no Pilar, em 2012.

Dois anos depois, a Dircas/Conder reformou 38 casarões do Centro Histórico que estavam abandonados ou em ruínas, para a produção de 41 unidades habitacionais destinadas aos servidores públicos e 64 novas moradias, que estão sendo utilizadas por antigos moradores em diferentes pontos da região.

Patrimônio Histórico - As intervenções do governo do Estado no Patrimônio Histórico cultural do CAS estão voltadas, principalmente, para o reparo e manutenção externa e dos telhados de casarões e igrejas, recuperação de monumentos, pintura e iluminação cênica.

Em dois anos, 756 imóveis foram recuperados, correspondente a 90% do total programado para a região do Centro Histórico, que incluem, além do Santo Antônio, as ruas do Terreiro de Jesus, Cruzeiro do São Francisco e Pelourinho.

http://www.tribunadabahia.com.br/2015/04/16/obras-do-governo-do-estado-mudam-cara-do-centro-antigo-de-salvador

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário