terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Nova regra da CVM tornará fundos mais transparentes - Seu Dinheiro - EXAME.com

Nova regra da CVM tornará fundos mais transparentes

São Paulo – Ainda não é definitivo, mas se um projeto da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) for aprovado, a vida de quem aplica em fundos de investimento promete ficar muito mais fácil. A autarquia colocou em audiência pública um projeto para padronizar os folhetos dos produtos. "A proposta traz informações que alguns gestores já divulgam, mas não de forma padronizada", resume Francisco José Bastos Santos, superintendente de relações com investidores institucionais da CVM.

O projeto está em audiência pública, recebendo sugestões de empresas do mercado. O formato proposto pela CVM pode sofrer modificações e uma definição sobre como serão as lâminas dos fundos deve sair em breve. "Usamos os melhores exemplos de administradores dos Estados Unidos, Europa e do próprio país para propor um modelo", afirma Santos.

A mudança promete deixar os fundos mais transparentes e facilitar a vida do investidor. "Os investidores poderão comparar melhor os fundos antes de escolher e isso é algo que o mercado estava precisando", afirma Guilherme Horn, CEO da Órama. A empresa permite o investimento em diversos fundos por meio da internet. Como diversas empresas oferecem cotas por ali, uma das ideias da Órama foi justamente de oferecer informações padronizadas sobre os fundos para facilitar a comparação, algo parecido com o que a CVM propôs.

Se aprovada, a proposta da autarquia vai incluir apenas fundos dirigidos ao varejo e regulados pela instrução 409 da CVM. Isso quer dizer que modalidades como fundos imobiliários não farão parte da mudança.

Santos explica que entre as principais informações que as lâminas deverão trazer estão dados do histórico de rentabilidade, riscos, e custos, para que o investidor calcule quanto do ganho será líquido para ele. "O que a CVM propõe não é nenhuma mudança absurda. Muitos gestores já divulgam essas informações, mas agora será de forma muito mais organizada", diz Horn.



Enviado via iPhone

Nenhum comentário:

Postar um comentário