quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Puxadas por SP e RJ, vendas de imóveis residenciais novos crescem 13% no País

16/10/2013
Autor: Luiza Belloni Veronesi 
Fonte: InfoMoney


Apenas São Paulo e Rio de Janeiro apresentaram variações positivas entre nove estados brasileiros.

SÃO PAULO – As vendas de imóveis residenciais novos registraram alta de 13% em dois de nove estados brasileiros no primeiro semestre deste ano, ante igual período de 2012. Segundo estudo do Secovi-SP (Sindicato da Habitação de São Paulo), São Paulo e Rio de Janeiro cresceram as vendas em 39% e 8%, cada.

Em São Paulo, o número de imóveis novos comercializados passaram de 20,6 milhões para 28,7 milhões. Já no Rio, 5,8 milhões de unidades foram vendidas no período, um acréscimo de 400 mil em relação a 2012.

As maiores quedas nas vendas de imóveis residenciais no período foram registradas no Ceará, com -32%, Minas Gerais, -16%, e Pernambuco e Goiás, ambos com retração de 9% nas vendas de unidades.

O levantamento se baseou em pesquisas de mercado de entidades na Bahia, Goiás, Pernambuco, Rio de Janeiro, São Paulo, Ceará, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e João Pessoa.

Lançamentos

No comparativo de janeiro a junho entre os anos 2012 e 2013, o destaque ficou por conta de Goiás, com uma alta de 50% no número de imóveis residenciais lançados. A região metropolitana de João Pessoa também apresentou variação significativa, com uma alta de 48%. Ele é seguido por São Paulo, 41%, e Rio de Janeiro, com alta de 9% nos lançamentos residenciais.

Já os estados que apresentaram queda nos lançamentos foram: Paraná (-51%), Rio Grande do Sul (-48%) e Ceará (-37%).

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário