quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Fundos imobiliários enfrentam ressaca

Fundos imobiliários enfrentam ressaca

São Paulo. Os fundos de investimento imobiliário, pelo desempenho negativo que tiveram no primeiro semestre, decepcionaram o investidor que apostava neste ano na repetição de rentabilidade de anos anteriores. Após dois anos de euforia e muita badalação, os fundos de base imobiliária atravessam um período de ressaca. Desde o início do ano até 10 de agosto, o Índice de Fundos de Investimentos Imobiliários (Ifix) acumulou desvalorização de 10,5%.

Formado por principais fundos com cotas negociadas na Bolsa de Valores paulista, o Ifix é o principal índice de referência de desempenho do mercado. Nos dois últimos anos, a rentabilidade média dos fundos imobiliários girou em torno de 28%.A virada de desempenho na direção negativa foi puxada, segundo especialistas, pela temporada de alta da taxa básica de juros e perspectiva de acomodação do mercado imobiliário.

Cenário

A arrancada dos fundos imobiliários há dois anos, em volume de captação e rentabilidade, coincidiu com momento de cenário promissor para o mercado, de ciclo de redução da Selic e expectativa de preços de imóveis e aluguéis em alta.

O período de perda de fôlego de rentabilidade, como o que passa o mercado, não é momento para o investidor sair do fundo imobiliário, dizem especialistas, que apostam em recuperação. A expectativa é que a desvalorização das cotas atraia novos investidores, para a busca de rendimento em horizontes de longo prazo, destacam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário