quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Boca do luxo", Vila Olímpia terá mais um shopping

Local levará o nome do bairro, conhecido por reunir sofisticadas casas noturnas


Somente num raio de 7 km da marginal Pinheiros, percorridos em menos de 10 minutos de carro, a cidade tem agora 11 shoppings

VINÍCIUS QUEIROZ GALVÃO

DA REPORTAGEM LOCAL

De um lado, a Daslu. Do outro, o shopping JK, que ainda está em construção. Pertinho dali, o Iguatemi. E na outra margem do rio Pinheiros, o novato Cidade Jardim.

Conhecida na última década por abrigar algumas das mais sofisticadas casas noturnas de São Paulo, a Vila Olímpia ganha hoje mais um shopping, que leva o nome do bairro.

A região ainda ganhou o apelido de "boca do luxo", por reunir algumas das mais famosas grifes internacionais.

Num raio de 7 km da marginal Pinheiros, percorridos em menos de 10 minutos de carro, a cidade tem agora 11 shoppings.

Apesar de ser voltado para as classes A e B, o novo empreendimento deve se diferenciar dos vizinhos. O shopping quer, em primeiro lugar, diz o superintendente, Rogério Miola, atrair clientes que trabalham nos escritórios das redondezas.

Com todos os alvarás e licenças liberados, segundo a prefeitura, o shopping Vila Olímpia será aberto hoje sem estudos de impacto de trânsito e com um andar inteiro de praça de alimentação, cinemas e um teatro de 600 lugares, além de 187 lojas em 28 mil m2.

"A tendência é os shoppings se fecharem cada vez mais no seu entorno. Com o trânsito, a região de influência deles é cada vez menor. O público do Iguatemi e do Eldorado é completamente diferente", diz Eliane Monetti, professora do núcleo de Real Estate da USP.

Para urbanistas, o fenômeno na marginal Pinheiros pode ser comparada ao que ocorreu há alguns anos na Barra da Tijuca, no Rio. Um boom imobiliário levou famílias de alto poder aquisitivo à região, atraindo dezenas de shoppings.

"Em ambos os casos, o que fica muito claro é a ausência de bom-senso e de planejamento. Qual o sentido de ter oferta de centros de compra um do lado do outro?", diz o arquiteto Álvaro Puntoni, professor da USP.

Para Ismael Rocha, professor de marketing de produtos de luxo da ESPM, o comércio prefere ter os concorrentes próximos. "O varejo tem como característica natural se agrupar. É mais fácil os consumidores encontrarem produtos quando eles estão agrupados."

Segundo a Abrasce (a associação do setor), com o novo Vila Olímpia São Paulo tem agora 50 shopping centers.

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