sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

Nova equipe vai tributar letras de crédito com IR | Valor Econômico

Nova equipe vai tributar letras de crédito com IR | Valor Econômico

Nova equipe vai tributar letras de crédito com IR

A nova equipe econômica pretende rever o sistema de tributação que garante a isenção de Imposto de Renda para investimentos de pessoas físicas em letras de crédito imobiliário (LCI) e do agronegócio (LCA). Esses títulos são importantes instrumentos de captação bancária para financiamento da habitação e agricultura e têm recursos acumulados de R$ 152 bilhões e R$ 42 bilhões, respectivamente. As opções em análise contemplam desde o fim da isenção até ajustes no tamanho desse benefício, com a exigência de prazos mínimos de aplicação.

O governo entende que a medida pode elevar a arrecadação em vários bilhões por meio de uma taxação com pouca visibilidade, sem risco de muitas reclamações dos contribuintes. Além disso, considera que a isenção de IR inibe o direcionamento de poupança para instrumentos de financiamento de longo prazo, como debêntures de infraestrutura.

Assuntos relacionados

De forma geral, os rendimentos das demais aplicações de renda fixa, como fundos de investimento e CDBs, são taxados com alíquotas de IR de 15% a 22,5%, dependendo do prazo do investimento.

No discurso de transmissão de cargo, na segunda-feira, o ministro da Fazenda, Joaquim Levy, indicou que a isenção de LCIs e LCAs está sob exame e falou em "harmonização da tributação dos instrumentos e veículos de investimento".

O Banco do Brasil e a Caixa, maiores captadores de recursos por meio desses instrumentos, têm alertado que a revisão do sistema poderá reduzir o volume de recursos disponíveis para o financiamento de agricultura e habitação. O assunto já vinha sendo estudado pelo ex-ministro da Fazenda Guido Mantega, mas não foi levado adiante pelo receio de que pudesse reduzir a rentabilidade de bancos federais.

No passado, quando mudou regras como essa, o governo procurou preservar os estoques já aplicados. Por isso, a alternativa mais natural seria que eventuais mudanças valessem apenas para novas aplicações.



Enviado do meu iPhone

Nenhum comentário:

Postar um comentário