sábado, 23 de novembro de 2013

Mercado de fundos imobiliários se estabiliza e 'dividendo' deixa de subir em outubro

 

 

22/11/2013
Autor: Diego Lazzaris Borges 
Fonte: InfoMoney


De acordo com o Tlon, os preços das cotas de FII negociadas no mercado secundário na BM&FBOVESPA subiram 0,52% em outubro.

SÃO PAULO – O mercado de fundos imobiliários negociado na BM&FBovespa registrou, em outubro, a primeira valorização mensal no preço das cotas deste ano e o dividend yield (DY) médio cedeu pela primeira vez desde março, segundo informações do Portal Tlon. O DY mensal médio entre os FII marcou 0,77% em outubro, contra 0,78% no mês anterior. Já o DY anual (estimado) médio ficou em 8,75%, contra 8,90% em setembro.

De acordo com o Tlon, os preços das cotas de FII negociadas no mercado secundário na BM&FBOVESPA subiram 0,52% em outubro. “Como os rendimentos distribuídos pelos fundos tendem a não se alterar no curto prazo, as variações de preço de suas cotas se refletem diretamente em alterações no DY, que é definido pela razão entre os rendimentos e os preços das cotas”, ressalta o Tlon.

Com a mudança de tendência no DY médio, o spread entre o yield dos FIIs e a taxa DI registrou diminuição no último mês, passando de 2,1 p.p para  0,9 p.p (considerando a tributação mínima para títulos de renda fixa, de 15% e levando em consideração que os rendimentos dos fundos imobiliários são isentos de IR).

“Apesar da comparação aqui entre o retorno proveniente da distribuição de rendimentos e o de títulos de renda fixa, os investimentos em FII são de natureza híbrida em relação ao perfil de seu retorno (e risco) por terem componentes de renda fixa e de renda variável”, lembra o texto.

Veja abaixo a evolução ao longo dos últimos doze meses do DY mensal médio entre os FII e do retorno acumulado mensal da taxa DI líquida:

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário