sexta-feira, 10 de maio de 2013

Selic a 8,25% teria impacto negativo de 2,5% para fundos imobiliários

SÃO PAULO - O aumento da taxa básica de juros neste ano dos atuais 7,50% para 8,25%, como preveem alguns agentes no mercado, poderá ter impacto negativo de 2,5% nas cotas dos fundos imobiliários listados em bolsa, apontam analistas da Citi Corretora.

“Os juros aumentaram e este é um fator negativo para os fundos imobiliários, principalmente aqueles com proventos fixos”, dizem em relatório. O aumento da taxa básica de juros é um fator que torna menos atrativa a oferta desses produtos em termos de custo de oportunidade.

Os fundos imobiliários tiveram desempenho fraco em abril. O índice IFIX, que acompanha as carteiras listadas em bolsa, apresentou queda de 2% no mês passado. A rentabilidade média dos proventos ficou ao redor de 0,85%, ainda acima do CDI, que foi de 0,60% em abril.

Os fundos de shoppings apresentaram o melhor desempenho em abril e os fundos de escritórios de médio porte e agências bancárias tiveram os piores, segundo os analistas do Citi. As carteiras focadas em escritórios de médio porte registraram rentabilidade média negativa de 2,43% no mês passado, enquanto os portfólios que têm na carteira agências bancárias tiveram retorno médio negativo de 2,53%, considerando a distribuição dos ganhos com aluguel e a variação das cotas na bolsa.

Segundo o Citi, a vacância em escritórios em São Paulo aumentou em 2012, chegando a 6,3% no terceiro trimestre do ano passado, e há indicações de que deve continuar subindo. “Os fundos de escritórios (lajes corporativas) são os menos atrativos atualmente e sugerimos reduzir exposição a este tipo de fundo”, dizem os analistas.

A corretora aponta como destaques positivos os fundos Santander Agências (SAAG11) e SDI Logística (SDIL11). O primeiro reúne uma carteira com 21 agências e paga proventos mensais da ordem de R$ 0,66 por cota. O segundo possui uma carteira formada por galpões logísticos em Duque de Caxias (RJ) e paga proventos mensais de R$ 0,75 por cota, garantidos por fundo reserva. De acordo com a corretora, o saldo da conta vinculada indica mais pelo menos 15 meses de proventos garantidos.

As opiniões expressas no relatório refletem as opiniões pessoais dos analistas e foram elaboradas de forma independente, não expressando a posição oficial do Citigroup.

http://www.valor.com.br/financas/3117924/selic-825-teria-impacto-negativo-de-25-para-fundos-imobiliarios

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário