terça-feira, 14 de maio de 2013

CVM prepara mudanças na regulação de fundos

SÃO PAULO, 14 Mai (Reuters) - A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) considera mudar a regulação para a indústria de fundos de investimento, para elevar a transparência e a inovação financeira, assim como tornar mais racional a tomada de risco, à medida que os juros do país tendem a ficar nas mínimas históricas por bastante tempo.

A autarquia está discutindo com gestores de recursos, custodiantes e outros membros da indústria responsável por gestão de patrimônio superior a 1,2 trilhão de dólares possíveis mudanças na Instrução 409, disse o presidente da CVM, Leonardo Pereira, nesta terça-feira a jornalistas.

As mudanças podem ser abrangentes ou específicas, dependendo da evolução das discussões com os participantes do setor, disse a diretora da CVM Ana Novaes na mesma coletiva com a imprensa. Em ambos os casos, as mudanças seriam precedidas por audiência pública, disse ela.

As mudanças visam a adaptar a regulação às mudanças na realidade da indústria, que agora enfrenta os riscos e benefícios de ter taxas de juros nas mínimas da história, o que está forçando os gestores a tomar mais riscos para garantir maiores rentabilidades.

O risco deste cenário, dizem especialistas do setor, é o de que clientes não entendam a natureza dos produtos ou que a inovação financeira não acompanhe a demanda por produtos com estrutura mais inovadora.

"Coisas como um alongamento de prazos, ou a busca de maior risco não estão sendo motivados ou gerados por alterações regulatórias ou razões fiscais - é uma evolução que vemos como natural nesta nova realidade", disse Ana Novaes. "Temos que ter investidores mais preparados para esse processo."

Não há prazo para que mudanças entrem em vigor, disseram os representantes da CVM.

A Instrução 409 ajuda a classificar fundos e dá diretrizes para a indústria. Porém, orientações mais específicas podem ser necessárias dentro desse período de transição para o cenário atual em que preocupações com liquidez, risco, retorno e transparência crescem, disse Demosthenes Pinho Neto, presidente-executivo da Brasil Warrant Investimentos.

(Reportagem de Guillermo Parra-Bernal)

 

http://economia.uol.com.br/noticias/reuters/2013/05/14/cvm-prepara-mudancas-na-regulacao-de-fundos.htm

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário