segunda-feira, 31 de maio de 2010

ARISP e BM&FBOVESPA firmam convênio de cooperação para o intercâmbio de informações por meio eletrônico

No dia 14 de maio de 2010 a BM&FBOVESPA e a Associação dos Registradores Imobiliários de São Paulo (ARISP) firmaram convênio para fomentar o desenvolvimento do mercado de títulos imobiliários. O acordo permitirá à BM&FBOVESPA visualizar online as matrículas de imóveis e a solicitar certidões digitais pelo sistema ARISP.

Com esse intercâmbio, a Bolsa disponibilizará aos investidores um ambiente para negociação das Cédulas de Crédito Imobiliário (CCIs), com a garantia de que a operação possua o lastro legalmente constituído, além de oferecer mais segurança e transparência nas futuras emissões de Certificados de Recebíveis Imobiliários (CRIs), Fundos Imobiliários e demais ativos.

O convênio foi assinado em cerimônia realizada na BM&FBOVESPA, e contou com a participação de Diretores da Bolsa e da Comissão de Valores Mobiliários, Registradores de Imóveis da Capital, dentre outros.





Edemir Pinto, Diretor Presidente da BM&FBOVESPA.

Para o Diretor Presidente da BM&FBOVESPA, Edemir Pinto, a parceria com a ARISP é o primeiro passo para se estabelecer um mercado imobiliário forte no Brasil, já que o setor está em processo de crescimento e expansão. Mas para tanto, Edemir Pinto ressaltou que é preciso trabalhar de forma transparente, confiável e segura, garantias essas que foram encontradas nos Cartórios de Registro de Imóveis via sistema ARISP. “Sem esse passo não se constrói nenhum modelo de produto com credibilidade”, completou.

José Antônio Gragnani, Diretor Executivo de Desenvolvimento e Fomento de Negócios da BM&FBOVESPA, também destacou as vantagens que o convênio com a ARISP irá proporcionar à Bolsa, ao afirmar que “o mercado imobiliário é grande e pode ter um crescimento exponencial, mas para tanto é preciso aumentar a transparência, a confiabilidade e credibilidade do mercado”.

De acordo com Emílio Otranto, Gerente de Relações Institucionais da BM&FBOVESPA, esse convênio é extremamente importante, não só para a BM&FBOVESPA, mas também para o mercado de capitais no Brasil. “Poder tratar um ativo imobiliário com segurança e transparência vai fazer com que o mercado cresça muito. Hoje, em termos de PIB, o setor imobiliário só representa 3%. Em termos de valores imobiliários negociados, ainda temos volumes muito baixos. Portanto essa possibilidade de ter um link direto com a ARISP e obter informações extremamente fidedignas, online, real time, dará ao mercado, aos estruturadores e aos intermediários condições de gerar mais negócios, pois vão encontrar um ambiente extremamente transparente e seguro para registrar as suas operações. É um marco muito importante para a BM&FBOVESPA e para o mercado de capitais”, relatou.





Alexandre Assolini, Presidente da Câmara do Mercado Imobiliário da BM&FBOVESPA

Alexandre Assolini, Presidente da Câmara do Mercado Imobiliário da BM&FBOVESPA, acrescentou que o convênio firmado com a ARISP é um passo muito importante para conectar o mercado imobiliário ao mercado de capitais. “Trouxemos a integração proporcionada pelo Registro de Imóveis à Bolsa de Valores. No futuro teremos papéis do mercado imobiliário negociados aqui, com informações dos imóveis fornecidas em tempo real”.

Para Flauzilino Araújo dos Santos, Presidente da ARISP, o convênio firmado com a BM&FBOVESPA cumpre a vocação do Registro de Imóveis no Brasil, que é garantir a segurança dos negócios imobiliários e seus conexos, ou seja, negócios ligados ao crédito rural, comercial, industrial ou ainda o habitacional, que impulsiona a indústria da construção civil e os negócios financeiros decorrentes do financiamento imobiliário. Para o Presidente da ARISP, nesse convênio quem sai ganhando é o Brasil. “A medida em que criamos instrumentos capazes de auxiliar a captação de recursos haverá geração de empregos, renda, novas habitações e novos estabelecimentos”, conclui.

Francisco José Rezende dos Santos, Presidente do Instituto de Registro Imobiliário do Brasil (IRIB), destacou que o convênio firmado entre a ARISP e a BM&FBOVESPA dá um passo importante para a consolidação cada vez maior do sistema de Registro de Imóveis. “Agradecemos à Diretoria da ARISP que há anos está empenhando esforços para tornar o sistema registral um grande projeto para o Brasil, e o IRIB continuará dando seu apoio”.

Na opinião de Joélcio Escobar, Diretor de Tecnologia da ARISP, o interesse da BM&FBOVESPA pela assinatura do convênio vai ao encontro do que a ARISP vem propondo atualmente, que é garantir a celeridade no tráfego de informações para mercado imobiliário. E para Flaviano Galhardo, Diretor Secretário da ARISP, prover serviços é uma missão traçada pelos Registradores, e a informação rápida e segura necessária ao Mercado Imobiliário é algo que os cartórios de registros de imóveis podem oferecem. Portanto ambas as partes serão beneficiadas nesse convênio.

Ainda na opinião Francisco Ventura de Toledo, Vice-Presidente da ARISP, os Registradores devem apoiar de forma intensiva esse ideal traçado pela ARISP, que é oferecer o que há de mais moderno nos serviços registrais.

Créditos das imagens: Carlos Petelinkar

Nenhum comentário:

Postar um comentário