quinta-feira, 22 de maio de 2014

Conferência Cetip de Renda Fixa reúne mais de 300 executivos

A importância da legislação e das políticas econômicas para o mercado de Renda Fixa

Professor de Direito da Universidade de Columbia, nos Estados Unidos, Zohar Goshen presidiu a entidade que regula o mercado de capitais israelense...

"Nosso sonho é ter recursos de longo prazo no mercado de Renda Fixa"

Acesso mais rápido aos recursos, menos burocracia e fontes variadas são os pontos positivos do mercado de Renda Fixa como fonte de captação,...


No último dia 14, ocorreu, no hotel Unique, em São Paulo, um evento que marcou o mercado de capitais. A Conferência Cetip de Renda Fixa, que ainda estava em sua primeira edição, trouxe debates de qualidade que efetivamente fizeram os participantes refletirem sobre o setor.

Com o mote "A experiência internacional aplicada ao Brasil", o evento contou com especialistas de renome brasileiros e também do exterior. Entre eles se destacam Barry Eichengreen, Zohar Goshen e Fernando Ferreira, que vieram à São Paulo somente para essa ocasião.

Nesta edição do Página Online você encontra algumas matérias da cobertura do evento. Aguarde que, em breve, a Cetip disponibilizará, em seu canal do You Tube, vídeos com entrevistas com alguns desses especialistas.

Professor de Direito da Universidade de Columbia, nos Estados Unidos, Zohar Goshen presidiu a entidade que regula o mercado de capitaisense entre 2008 e 2011 e foi um dos principais palestrantes da Conferência Cetip de Renda Fixa. Sua apresentação teve como tema a importância da legislação e das políticas econômicas para o mercado de Renda Fixa em países em desenvolvimento. Confira duas perguntas que fizemos a ele.

Leia mais >

Acesso mais rápido aos recursos, menos burocracia e fontes variadas são os pontos positivos do mercado de Renda Fixa como fonte de captação, destaca Mario Sampaio, Head de Mercado de Capitais e RI da Sabesp. Por outro lado, os pontos negativos, na opinião dele, são custo elevado e prazos inadequados.

Leia mais >

A Gestão de Colateral no Brasil, agora com o uso de garantias para operações de derivativos, por meio da plataforma Cetip | Colateral, foi destaque nos discursos dos especialistas reunidos na Conferência Cetip de Renda Fixa. Mais agilidade, transparência e redução de custos foram as principais vantagens apontadas com a nova plataforma. "Teremos uma nova dinâmica no mercado com o registro eletrônico automático", comenta Luis Kondic, coordenador do Subcomitê de Derivativos de Balcão da Anbima e superintendente de Produtos de Tesouraria do Citibank.

Leia mais >

Mudanças estruturais, regulatórias e um ambiente favorável. Estes fatores, embora colaborem para um mercado secundário de renda fixa em expansão, são insuficientes para garantir a liquidez necessária e estimular a compra dos ativos. O que conta mesmo, na visão de Leandro Miranda, Head de Renda Fixa do Bradesco BBI, é o número de investidores pessoas físicas no mercado, ainda pequeno. Em sua participação no painel "Produtos e Infraestrutura estão adequados?", Miranda deu como exemplo uma emissão de debênture incentivada da Vale, feita em janeiro e estruturada pelo Bradesco BBI, que contou com cinco mil CPFs na operação. "São cinco mil pessoas comprando na emissão primária, o que refletiu no mercado secundário. Hoje, temos mercado secundário girando o papel todos os dias", comenta o executivo.

Leia mais >

Os instrumentos de securitização terão de continuar ganhando cada vez mais espaço no mercado brasileiro. Só assim, de acordo com Alexandre Assolini - sócio do escritório de advocacia PMKA e palestrante no painel "Como dinamizar o financiamento do mercado imobiliário"-, será possível reduzir o histórico déficit imobiliário do país, ampliando a capacidade de emprestar novos recursos para o setor.

Leia mais >

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário